Pernambuco Cria 8 Mil Empregos em Junho, Impulsionando o Mercado de Trabalho no Nordeste

Por Isak de Castro 30/07/2024 20:23 • Atualizado 30/07/2024
Compartilhe

Pernambuco encerrou o mês de junho com um expressivo aumento no número de empregos formais, solidificando sua posição como um dos principais motores do mercado de trabalho no Nordeste. Com 8.022 novas carteiras assinadas no mês, o estado acumulou 17.508 novos postos de trabalho no primeiro semestre de 2024, triplicando o número alcançado no mesmo período do ano anterior, que foi de 5.834. Desde o início da atual gestão, há 18 meses, Pernambuco já registrou a criação de 68,9 mil novas vagas formais de emprego. Esses dados, divulgados pelo Novo Caged nesta terça-feira (30), destacam o sucesso das políticas estaduais na geração de emprego e renda.

A governadora Raquel Lyra ressaltou o esforço contínuo do governo para transformar Pernambuco em um líder econômico no Nordeste. “Estamos trabalhando dia e noite desde o início da nossa gestão para que Pernambuco retome o lugar de líder no Nordeste brasileiro. Esses oito mil novos empregos gerados no mês de junho são resultado desse esforço. Estamos investindo pesado na infraestrutura do Estado para que ele se torne um ambiente favorável para a instalação de indústrias e negócios, gerando mais oportunidades de emprego e renda. Celebramos esses números porque eles representam a mudança de vida que a nossa população tanto deseja e merece”, declarou a governadora. O saldo de empregos de junho, que foi mais do que o dobro do mês de maio (3.992) e 50,6% maior do que junho de 2023 (5.327), reforça a eficácia das ações governamentais em impulsionar o mercado de trabalho.

Os cinco principais setores produtivos em Pernambuco registraram crescimento em junho, com destaque para Serviços, que adicionou 3.920 novos postos, seguido por Comércio (1.498) e Indústria (1.442). O setor Agropecuário, que havia apresentado um saldo negativo em maio, mostrou uma recuperação significativa com a criação de 645 vagas, influenciado pelo cultivo de uva e manga. A Indústria, impulsionada pela fabricação e refino de açúcar, teve um aumento superior a 200% em comparação com maio. O Novo Caged, ferramenta que utiliza dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do eSocial e do Empregador Web, sublinha o progresso de Pernambuco como o segundo maior gerador de empregos no Nordeste, refletindo o compromisso da administração estadual em dinamizar a economia e ampliar oportunidades para seus cidadãos.

Deixe um comentário